Fortaleza

Em comemoração ao “Dia Internacional da Dança” o Midiadança: laboratório de dança e multimídia da UFC em parceria com a REDIV – Rede Ibero-Americana de Videodança, VideodanzaBA e dança em foco realizam uma live com Silvina Szperling, diretora do primeiro festival de Videodança da América Latina na Semana da Dança de Fortaleza.

Live Midiadança

Sexta dia 01/05 - 20hs

Link para assistir: @labmidiadanca ou clique no ícone abaixo

Midiadança Convida – Criação e Difusão da Rede Ibero-americana de Videodança

Silvina Szperling 
(bailarina, coreógrafa, cineasta argentina, fundadora do primeiro festival latino-americano de videodança – VideodanzaBA)

Leonel Brum 
(pesquisador, professor dos cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará e um dos diretores fundadores do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança)

O Midiadança: Laboratório de Dança e Multimídia é um projeto dos cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará e conta com o apoio da Secultarte - Secretaria de Cultura Artística da UFC. Criado em 2013, o laboratório é voltado para pesquisa teórica, experimentação e produção artística de obras de dança em conexão com as diversas mídias digitais contemporâneas e funciona no prédio do Instituto de Cultura, localizado no campus do Pici, da UFC. 

A REDIV - Rede Ibero-americana de Videodança é uma rede de festivais, cujo eixo principal é a videodança. Trata-se de um desdobramento de ações anteriores como o Circuito Videodança Mercosul (2005-2007) e o Fórum Latino-Americano de Videodança (2007-2016). Atualmente conta com 24 festivais. 

O Festival Internacional de Videodanza de Buenos Aires - VideodanzaBA, criado em 1995, estabeleceu-se como uma plataforma para a difusão, formação, reflexão e desenvolvimento de redes de manifestações artísticas em torno do eixo corpo-tecnologia em um sentido amplo. 

dança em foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança, nasceu em 2003, no Rio de Janeiro, como o primeiro evento brasileiro de desenvolvimento da interface entre o vídeo e a dança; hoje, é reconhecido como um dos principais festivais de filmes de dança do mundo.