Semana da Dança Fortaleza

Há pelo menos dez anos, agentes de dança de diferentes localidades do Ceará realizam programações alusivas ao dia internacional da dança (29 de abril). A realização de semanas da dança por todo o Estado engloba pautas políticas, artísticas e comemorativas, na compreensão de que a dança, sendo uma linguagem artística, é uma manifestação cultural que é um bem coletivo e deve ser de acesso universal. O sucateamento das artes é uma constante nas políticas públicas no nosso país e a realização de uma semana da dança é uma forma de marcar a nossa existência como trabalhadores que merecem respeito e visibilidade a despeito das políticas autoritárias e desvalorizadoras que vivemos atualmente. A união das programações surge no contexto da pandemia do COVID-19 como um esforço em unificar o calendário das ações alusivas à semana da Dança em todo o Estado do Ceará. As programações são pensadas por instituições públicas, associações, grupos, companhias e artistas independentes.

 Em 2020, se envolvem na programação os seguintes agentes e instituições: Coletivo Circular e Grupo Nós de Dança (Sobral); Cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará; Cia de Dança de Itapajé(Itapajé); Centro Cultural Bom Jardim (Fortaleza); Karthaz Studio (Fortaleza); Associação de bailarinos, coreógrafos e professores de dança do CearáProdança; Cia Balé Baião (Itapipoca); Escola Livre Balé Baião (Itapipoca); Ponto de Cultura Galpão da Cena (Itapipoca); Associação de Artes Cênicas de ItapipocaAARTI; Porto Iracema das Artes (Fortaleza); Cia de Dança Rastro (Quixadá); Fórum de cultura e Turismo do Sertão Central; Casa de Saberes Cego Aderaldo.

 Desejamos que o isolamento social que estamos vivendo não seja um limitador na fruição da produção em dança nos seus eixos formativos, estéticos e políticos. Boa semana da dança a todos!