Sobre

Sobre

O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO e é promovido anualmente pelo Conselho Internacional de Dança (CID). A data é uma homenagem ao nascimento do bailarino e mestre francês Jean-Georges Noverre (1727 - 1810), responsável pela introdução de novos paradigmas de dança cênica.

Portrait de Jean-Georges Noverre por Jean-Baptiste Perronneau

Em Fortaleza, profissionais, estudantes e entusiastas da dança irão celebrar o Dia Internacional da Dança durante todo o mês, iniciando com a apresentação do espetáculo “Medrais” das alunas do Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes no Cineteatro São Luiz, às 12h30 e seguindo até dia 29 com um café da manhã nos jardins do Theatro José de Alencar que será realizado pelo Fórum de Dança do Ceará. Durante as ações serão comemoradas as conquistas alcançadas na cidade, reivindicando porém melhores condições para o desenvolvimento dessa linguagem no contexto local.

A Vila das Artes, o Fórum da Dança do Ceará, os estudantes das Graduações em Dança da UFC, os alunos do Curso Técnico em Dança da Escola Porto Iracema, bem como da Associação de Bailarinos, Professores e Coreógrafos de Dança do Ceará (PRODANÇA), Teatro das Marias e Karthaz Studio programaram diversas atividades conjuntas.

A Vila das Artes abrigará uma grande aula com os alunos do Curso Técnico em Dança(Porto Iracema), Formação Básica em Dança(Vila das Artes), graduações (UFC) e CIDC (Prodança) seguidos de um debate sobre formação na cidade com os gestores que estão à frente desses espaços Cláudia Pires, Marina Carleial, Emyle Daltro e William Monte.

Abrigará também a Exposição O Grande Salto que traz acervo inédito do bailarino cearense de carreira internacional Fernando Mendes entre os dias 24 e 27 encerrando com um debate mediado pela artista-pesquisadora de dança Angela Souza, a pesquisadora Jacqueline Peixoto e as familiares do bailarino Eugênia Martins e Emanuelle Beserra.

Os alunos dos cursos de Graduações em Dança da UFC levam seus trabalhos artísticos ao Teatro Universitário dia 25 a partir das 18h.

O Teatro das Marias (dias 20 e 21) e o Karthaz Studio apresenta (dia 28) propõem mostras de trabalhos cênicos abertas ao público.

Ainda haverá o V Colóquio Internacional em Artes do movimento: Costuras epistemológicas do/com o corpo em movimento: partilhar, pensar e reinventar saberes/fazeres corporais que realiza ações nos dias 24 e 27 em diversos espaços.

A programação é toda gratuita!